Não importa o custo, o esforço ou o sacrifício; não se esqueça de que o Caminho existe, de que o Objetivo é atingível e está além de tudo o que você possa imaginar ou conceber agora; de que qualquer preço que tenha sido pago por sua obtenção parece insignificante quando ele é obtido; de que essa é a libertação final da escravidão dos grilhões da matéria e do sofrimento com ela relacionado. A sua obtenção é o serviço e o bem supremos que você pdoe prestar a seus irmãos atados nas correntes de Maia - Mouni Sadhu

A mística fortaleza do interior do coração

O verdadeiro lugar de paz em meio à agitação da vida moderna deve ser encontrado dentro do próprio eu, por meio da moderação exterior e da meditação interior. [...] Depois de ter esgotado todos os meios e esperanças do mundo, em todas as direções, para onde pode o homem voltar-se a não ser para sua própria fonte divina?

Fixe toda a atenção no Eu Superior que está ancorado no centro cardíaco. Assim, tudo o que você fizer durante o dia será decerto uma ação divinamente inspirada e um serviço verdadeiro. O Eu Superior é uma verdadeira fonte de poder: volte-se para ele e receba orientação construtiva para a tarefa de vida diária. 

Uma vez que o Eu Superior é sentido no coração como presença viva, ele eleva a consciência acima do domínio das partes ligadas ao desejo egoísta, liberta-a dos altos e baixos do humor e das emoções que essa oscilação acarreta. Provê um senso de interna satisfação, completa e independente de circunstâncias externas. 

Ansiedades se acalmam e inquietudes desaparecem quando a entrega ao Eu Superior cresce e se desenvolve no coração da pessoa. E essa atitude despreocupada se justifica, pois ao grau da sua entrega corresponde o grau da ativa intervenção do Poder Divino em seus assuntos. 

Se isso acontece, se a pessoa se entrega a si própria sem reservas à primeira e mais débil expansão da Graça no recôndito do coração, então as bençãos da Graça com o tempo frutificarão gloriosamente. Temos de aprender, pela prática, a arte de nos recolher a qualquer momento à mística fortaleza do interior do coração. 

O Eu Superior pode sempre ouvir um chamado, pois seu esconderijo não está distante: é o coração da pessoa. Mas se o chamado não for feito, se for feito sem fé ou se não for sustentado com paciência, a resposta não virá. 

O paradoxo é que o Eu Superior é ao mesmo tempo universal e individual. É universal porque domina todos os seres humanos como um único poder. É individual porque cada um o encontra dentro de si. É tanto o espaço quanto o ponto no espaço. É o espírito infinito e, contudo, é também a presença sagrada no coração de cada um. 

Se dizemos que o Eu Superior está dentro do coração, seria grande erro pensar que isso significa estar Ele limitado ao coração, pois o coração está em Seu interior também. Esse aparente paradoxo dará lugar à reflexão e à intuição. O misterioso relacionamento entre o ego e o Eu Superior foi assim expresso por Jesus: "O Pai está no Filho e o Filho está no Pai".

Paul Brunton   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Quem já sentiu o Espírito Supremo não pode confundi-LO com nada, esquecê-LO ou negar SUA existência. Ó Mundo, se recusares a reconhecer SUA existência com voz unânime, irei abandoná-lo e ainda preservar a minha fé".

"A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada." - Albert Einstein

"Enfim, podemos continuar acreditando que somos criaturas localizadas, isoladas e condenadas, confinadas ao tempo e ao corpo, e separadas de todos os outros seres humanos. Ou então abrimos os olhos para a nossa NATUREZA IMPESSOAL e ONIPRESENTE e para a MENTE UNA da qual fazemos parte. Se escolhermos a primeira alternativa, nada nos salvará. Se porém, resolvermos despertar para este divino EU, estaremos frente a frente com um novo alvorecer." - Larry Dossey