Não importa o custo, o esforço ou o sacrifício; não se esqueça de que o Caminho existe, de que o Objetivo é atingível e está além de tudo o que você possa imaginar ou conceber agora; de que qualquer preço que tenha sido pago por sua obtenção parece insignificante quando ele é obtido; de que essa é a libertação final da escravidão dos grilhões da matéria e do sofrimento com ela relacionado. A sua obtenção é o serviço e o bem supremos que você pdoe prestar a seus irmãos atados nas correntes de Maia - Mouni Sadhu

Um estado de espera, onde nada se espera

Deus está na chuva
É um dos momentos mais significativos na vida de um homem, quando ele sente que se esgotaram as ambições e está simplesmente esperando, sem saber o que. Este é o momento em que a iluminação está mais próxima. A iluminação não é uma meta. Não está, longe, para você alcançá-la. Você não pode fazer da iluminação uma ambição: essa é a maneira mais correta de perdê-la. A iluminação acontece neste vazio, quando todas as suas ambições terminaram. Você não sabe o que fazer, onde ir. Neste silêncio  — porque não há um tumulto de desejos, nenhum desejo ardente de ambição — a iluminação acontece por sua própria conta. É um subproduto, não uma meta. 

É por isso que você está se sentindo triste, insatisfeito: muito embora todas as ambições tenham terminado... por que uma pessoa deveria se sentir insatisfeita? Deve existir algo na vida que não seja parte da mente ambiciosa, sem a qual uma pessoa não pode se sentir satisfeita. Você pode realizar todos os seus desejos, todas as suas ambições, ainda assim se sentirá insatisfeito. Na verdade, você se sentirá mais insatisfeito do que aqueles que ainda estão correndo atrás de desejos, porque pelo menos para eles existe a esperança de que amanhã eles alcançarão a meta. Hoje pode parecer vazio, mas a ilusão, a alucinação do amanhã mantém o hoje, de certa forma, escondido para eles. Mas agora para você não há nada que possa esconder sua realidade: você está insatisfeito. 

Portanto, uma coisa fundamental está muito clara: mesmo que todas as ambições sejam satisfeitas, o homem não está satisfeito. Existe algo que não é uma ambição, a não ser que você a alcance — e não é um empreendimento —  a não ser que ela aconteça para você, a insatisfação deixará você triste. Esta situação acontece para todas as pessoas afortunadas; caso contrário, todos estão correndo atrás de seus desejos, e existem tantas coisas na vida a fazer. Não há tempo para se sentir insatisfeito, não há tempo para se sentir tristeza. A esperança no amanhã dissipa toda a tristeza. Mas agora você não tem nenhuma esperança pelo amanhã. Somente o hoje está com você, e é bom que você esteja esperando, sem saber o que. Se você está esperando sabidamente por algo, isto é desejo, então a mente está pregando uma peça em você. Se você está simplesmente esperando, você chegou ao fim da estrada. Não há mais nenhum lugar para ir, o que você pode fazer exceto esperar? Mas esperar pelo que? 

Se você puder responder "eu estou esperando por isso ou aquilo", você perderá a iluminação. Então sua espera não é pura. Então não é uma simples espera. Se você puder ser claro quanto a isso, que é um puro esperar, que não é dirigido a nada, a nenhum objeto, é a situação correta na qual a iluminação acontece. Portanto, você está em um belo estado, inconsciente dele, por causa da pura espera e tristeza... uma pessoa não pode ver o que existe de belo nisso. Somente os despertos podem ver o que há de belo nisso. Esta é a situação na qual, como um subproduto, você desperta. De outra maneira a vida permanece um sono espiritual. Todos os desejos e ambições não são nada além de sonhos deste sono. 

Um tristeza, uma profunda insatisfação, ordinariamente não parecerá algo glorioso, não é algo do que se orgulha, mas eu digo a você que isso é algo para você se orgulhar. Apenas permaneça na sua tristeza. Não tente mudar isso em outra coisa. Permaneça na sua espera — não tente dar a ela um objeto. Uma pura espera atrai a derradeira experiência que nós chamamos de iluminação.  Uma pessoa não deve ir à iluminação como uma meta. A iluminação vem a você quando você está maduro, e este é um tipo de amadurecimento necessário. 

No Ocidente está acontecendo com muitas pessoas, mas elas não sabem. Elas estão tristes, em profunda angústia; elas estão se afogando no álcool, nas drogas, em perversões sexuais, elas estão tentando esquecer a tristeza com todos os tipos de coisas. Elas estão tentando, de alguma maneira, transformar sua espera em objeto. Alguns se tornarão religiosos e começarão a esperar por Deus. Alguns podem começar a filosofar  que a vida não tem sentido, que a vida não é nada além de angústia, que dá náusea. E a beleza é que Jean-Paul Sartre, que estava continuamente dizendo "a vida é sem sentido, apenas ansiedade, angústia, náusea", ele também escreveu o livro chamado Náusea, viveu muito tempo. Então para que viver se a vida é apenas náusea, escrever um livro sobre isso? Se é sem sentido, questionar sobre isso? Conseguir um prêmio Nobel por isso? 

O que eu estou dizendo é totalmente diferente do que está acontecendo no Ocidente. O que eu estou dizendo é o que tem acontecido no Oriente nos últimos dez mil anos; onde quer que um homem tenha chegado, a tal ponto em que todas as ambições são inúteis — ele as viveu, e descobriu que elas não valem a pena. ele alcançou a meta que queria e descobriu então que não havia nada a ser descoberto, que foi apenas uma alucinação, um oásis que pareceu ser real a distância, mas à medida que ele chegou mais e mais perto, ele desapareceu, e havia somente o deserto.

O Oriente tem usado isso de diferentes maneiras. Nem um simples filósofo tem pregado o suicídio. Nem um simples homem neste estado ficou maluco, ou se voltou para as drogas. Mas durante séculos tem sido aceito que este é o maior momento potencial da vida. Se você puder apenas esperar, sem esperar por nada; apenas esperar, pura espera... deixe a tristeza estar lá, deixe a insatisfação estar lá, elas não pode impedir a sua iluminação. Somente uma coisa pode deter sua iluminação: se você fizer da iluminação um objeto. Se a espera é pura, a iluminação irá acontecer, e com o seu acontecimento existe a satisfação, grande regozijo, e a vida vem a florescer. É por isso que eu digo que este é um tremendo belo momento. Não o perca.

O S H O — A transmissão da luz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Quem já sentiu o Espírito Supremo não pode confundi-LO com nada, esquecê-LO ou negar SUA existência. Ó Mundo, se recusares a reconhecer SUA existência com voz unânime, irei abandoná-lo e ainda preservar a minha fé".

"A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada." - Albert Einstein

"Enfim, podemos continuar acreditando que somos criaturas localizadas, isoladas e condenadas, confinadas ao tempo e ao corpo, e separadas de todos os outros seres humanos. Ou então abrimos os olhos para a nossa NATUREZA IMPESSOAL e ONIPRESENTE e para a MENTE UNA da qual fazemos parte. Se escolhermos a primeira alternativa, nada nos salvará. Se porém, resolvermos despertar para este divino EU, estaremos frente a frente com um novo alvorecer." - Larry Dossey