Não importa o custo, o esforço ou o sacrifício; não se esqueça de que o Caminho existe, de que o Objetivo é atingível e está além de tudo o que você possa imaginar ou conceber agora; de que qualquer preço que tenha sido pago por sua obtenção parece insignificante quando ele é obtido; de que essa é a libertação final da escravidão dos grilhões da matéria e do sofrimento com ela relacionado. A sua obtenção é o serviço e o bem supremos que você pdoe prestar a seus irmãos atados nas correntes de Maia - Mouni Sadhu

Conhecimento generalizado é relativo


Com o cessar completo de todo o processo-pensamento surge a graça da Iluminação espiritual. Isto é, na verdade, a Sabedoria portadora da Verdade. E esta Sabedoria é a compreensão do único e do particular. 

O conhecimento reunido pela mente é sempre de uma natureza generalizada. Mesmo quando fala do conhecimento particular, aborda-o em função da comparação em relação ao outro. Todo conhecimento generalizado é relativo, governado por leis de probabilidades. Tais leis pertencem às médias. São princípios baseados em cálculos estatísticos. Todas as leis científicas são desta natureza; surgiram de mensurações quantitativas. Mas a Sabedoria não é uma compreensão qualitativa das coisas. Ela se ocupa com a qualidade essencial das coisas. Sua abordagem é qualitativa. Através de uma abordagem quantitativa pode-se, na melhor das hipóteses, conhecer a unidade subjacente do mundo fenomênico. Conhecer esta unidade subjacente é uma coisa, mas conhecer a singularidade das coisas é outra totalmente diversa. O único é incomparável e, portanto, não pode ser compreendido por qualquer processo de comparação. Exige ver cada coisa como ela é, não em comparação com as outras. Requer uma compreensão direta e não baseada em influência ou testemunho. Todo o conhecimento da mente surge através de um processo indireto de inferência ou testemunho. Contudo a Sabedoria é uma compreensão direta das coisas. A mente conhece as coisas por análise, síntese, comparação e classificação. Classificar uma coisa ou experiência é dar-lhe um nome, é a conquista mais elevada do conhecimento da mente. Mas a Sabedoria descobre... o sentido particularizado. Compreender alguma coisa é conhecer sua singularidade. Em qualquer processo comparativo, através do qual surge o conhecimento generalizado, eliminam-se as características de singularidade e particularidade. Tanto na inferência quanto no testemunho há uma régua de mensuração em relação a qual busca-se medir uma experiência. Isso pode levar apenas ao conhecimento indireto. No conhecimento direto não há uma régua de mensuração. A Sabedoria jaz no estabelecimento de um contato direto e imediato com o que é.[...] Com o cessar completo de todo o processo-pensamento surge a graça da Iluminação espiritual. Isto é, na verdade, a Sabedoria portadora da Verdade. E esta Sabedoria é a compreensão do único e do particular. Um conhecimento direto é completo, pois não depende de algo que foi, nem de algo que será. É uma compreensão do presente vivo, sem vestígios do passado nem do futuro. Qualquer toque do passado ou do futuro tornaria a compreensão direta impossível. 

Rohit Mehta - Yoga: A arte da integração

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"Quem já sentiu o Espírito Supremo não pode confundi-LO com nada, esquecê-LO ou negar SUA existência. Ó Mundo, se recusares a reconhecer SUA existência com voz unânime, irei abandoná-lo e ainda preservar a minha fé".

"A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada." - Albert Einstein

"Enfim, podemos continuar acreditando que somos criaturas localizadas, isoladas e condenadas, confinadas ao tempo e ao corpo, e separadas de todos os outros seres humanos. Ou então abrimos os olhos para a nossa NATUREZA IMPESSOAL e ONIPRESENTE e para a MENTE UNA da qual fazemos parte. Se escolhermos a primeira alternativa, nada nos salvará. Se porém, resolvermos despertar para este divino EU, estaremos frente a frente com um novo alvorecer." - Larry Dossey